O que vou ver
No Morro da Borússia há uma rampa com voo livre, onde é possível ver o parque eólico, as lagoas e as praias mais próximas.
Na Rota do Sol vamos contemplar uma linda rodovia em meio a Mata Atlântica, cercada por morros e belas paisagens, passando por dois túneis. Aqui no blog já tem uma postagem sobre este trajeto, porém, no sentido interior/litoral.
Sobre o local
Parque Eólico de Osório
O Complexo Eólico de Osório é formado por nove parques de energia eólica no município de Osório, com 150 aerogeradores de 2 MW.
É a segunda maior usina eólica da América Latina e as torres do parque podem ser vistas das auto-estradas BR-290 e RS-030 e de praticamente todos os bairros da cidade.
O parque foi construído em 15 meses e consiste de três terrenos próximos (Osório, Índios e Sangradouro) com área total de 13.000 hectares (130 km²).
As visitas ao espaço são gratuitas e, para acessar as instalações, é necessário realizar agendamento no site. O horário de atendimento é das 09h às 17h, aberto de quarta a segunda-feira (fechado nas terças-feiras para manutenção). A visita dura apenas alguns minutos, onde os monitores contam um pouco da história e falam de alguns dados técnicos. E não, não é possível chegar perto dos geradores.
Mirante do Morro da Borússia
Com altitude de aproximadamente 400 metros, o mirante da rampa de voo livre proporciona uma belíssima vista panorâmica para as lagoas de Osório, os parques eólicos e as praias de Tramandaí, Capão da Canoa e outras cidades do litoral norte.
Além do mirante, no Morro da Borússia tem o Parque da Cascata, a Capela Santa Rita e o restaurante do Dodô.
Rota do Sol
A rodovia conhecida como Rota do Sol, com 737 km de extensão, liga o extremo oeste do Estado, a partir da cidade de São Borja, até o litoral norte gaúcho, no município de Terra de Areia. O trecho entre Tainhas (localidade do município de São Francisco de Paula) e a BRS-101, em Terra de Areia, apresenta 53,5 km de extensão e é chamado de RSC-453/ERS-486. Inicia no Planalto Sul Brasileiro, desce a Encosta da Serra e chega à Planície Litorânea Norte, atravessando diferentes ecossistemas.
Condições da estada
Todo trajeto é via asfalto em excelentes condições.
Como chegar
Galeria de fotos
Clique aqui para ver as fotos em nossa página no Facebook.














































































