O que vou ver

A famosa ponte Ernesto Dorneles, túneis e vagões de trens abandonados, mirantes, gruta indígena, cascatas e belas paisagens, cercadas de morros e rios.

Sobre o local

Estação Ferroviária Jaboticaba

A estação de Jaboticaba foi inaugurada em 1967 e passou a ser o entroncamento entre a linha Mafra-Lages-General Luz (Tronco Principal Sul) e o ramal de Bento Gonçalves, bem mais antigo e aberto em 1919, ligando Bento Gonçalves a Carlos Barbosa, na linha Porto Alegre-Caxias do Sul. Atualmente a estação está abandonada, servindo de moradia para habitantes locais.

O acesso se dá por uma rua de estrada de chão, pouco antes da ponte Ernesto Dorneles.

Belvedere do Espigão

Localizado às margens da RS-470, possui mirante com uma vista espetacular do leito do Rio das Antas, a Casa de Máquinas da Usina Hidrelétrica Monte Claro e Ponte de Estrada de Ferro, bem como dos vagões dos trens desaparecendo por entre os túneis sob as montanhas.

Gruta indígena

Para chegar ao local é necessário percorrer um pequeno trecho de estrada de chão batido, em boas condições. No local há uma escadaria que leva a gruta. Na entrada da gruta há um interruptor que acende as lâmpadas no interior. Quando eu fui havia um guia local com tochas para iluminar a gruta.

Os vestígios encontrados no local da gruta, indicam a habitação de índios Caingangues há aproximadamente 2.000 anos atrás. A largura da caverna é de 28 metros e a profundidade é de 67 metros repletos de túneis e passagens internas.

Mirante Cascata dos Monges e Cascata da Usina Velha

A cascata da usina é formada pela antiga barragem do Rio Retiro. São duas quedas longitudinais, uma ao lado da outra, sendo que uma queda é de 7 metros e a outra é de 6 metros. Localiza-se na Linha Carlos Gomes, próximo a Vila Azul. Existe no local ruínas da 1º usina de Geração de Energia Elétrica do interior do Estado do Rio Grande do Sul.

O acesso é por estrada de chão batido, com muitos cascalhos e pedras soltas e trecho em declive íngreme. No topo da descida há uma placa alertando sobre isso e é preciso ter muito cuidado na descida.

Cascata Quarta Seção e vila abandonada

No local existe uma vila abandonada; nesta vila ficavam as casas de trabalhadores da linha e unidades de comando do primeiro batalhão ferroviário. Ali ficava a 1a Cia de Construção Ferroviária, localizada na 4a Secção do Rio da Prata. A vila foi totalmente abandonada a partir de 1971.

O acesso é via estrada de chão batido em estado regular, com muitos cascalhos e pedras soltas. Não há como traçar rota no GPS, mas há um desenho com o mapa. A entrada é um pouco antes de chegar a balsa. No local há uma cachoeira com uma piscina construída pelo exército. A água é gelada, mas proporciona um banho muito gostoso.

Condições da estrada

Grande parte do trajeto é de asfalto, mas para acessar os locais turísticos é necessário percorrer um trajeto de estrada de chão (geralmente em bom estado de conservação). No entanto, se optar retornar via Nova Roma do Sul, é necessário utilizar a balsa e percorrer um trecho de estrada de chão em estado regular, com muito cascalho e pedras soltas.

Como chegar

Galeria de fotos

Clique aqui para ver as foto de Bento Gonçalves em nossa página no Facebook.

Clique aqui para ver as fotos de Veranópolis em nossa página no Facebook.