O que vou ver

Na ida para Santa Lúcia do Piaí, a estrada é linda, com vista panorâmica para morros e paredões de pedras, plantações diversas, animais, casas antigas e vale o passeio pelo distrito de Santa Lúcia.

Já na volta, via estrada para Nova Petrópolis, a paisagem não é tão exuberante, o início do trajeto está em obras e a estrada não é bonita. Mas destacam-se as araucárias e algumas propriedades. Mas depois de alguns quilômetros a paisagem fica bonita, com o visual dos morros no horizonte.

Sobre o local

Por volta de 1890, quando os primeiros imigrantes italianos chegaram nestas terras já haviam famílias de imigrantes alemães e poloneses instalados no local.

Em 1635 passava pela região a comitiva do padre jesuíta Cristóvão de Mendoza, introdutor da pecuária no Rio Grande do Sul. O sacerdote foi covardemente assassinado no dia 26 de abril de 1635 pelos índios. Conta a lenda que o missionário jesuíta teve seu coração arrancado enquanto agonizava. O coração foi encontrado nas águas de um córrego, que ficou azul. Esse fato acabou dando nome a uma das comunidades pertencentes ao distrito – Água Azul, que hoje é um ponto turístico do município bastante visitado. Neste local os visitantes rezam e prestam agradecimentos por graças alcançadas.

Atualmente, Santa Lúcia do Piaí faz parte do município de Caxias do Sul.

Condições da estrada

Boa parte do trajeto até Santa Lúcia é asfaltado e está em excelente condições. No entanto, um trecho ainda está em obras e parte do caminho é via estrada de chão batido, com algumas pedras soltas.

Já o retorno é praticamente via estrada rural, em boas condições.

Como chegar

Galeria de fotos – Caxias – Santa Lúcia

Clique aqui para ver as fotos em nossa página no Facebook.

Galeria de fotos – Santa Lúcia – Nova Petrópolis

Clique aqui para ver as fotos em nossa página no Facebook.