Roteiro

Este passeio está dividido em três partes: Caminho de Pedra, Caminho ao Santuário de Caravaggio (Farroupilha) e Estrada da Uva.

O que vou ver

O principal atrativo é o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, que tem no chão da igreja o primeiro poço de água da região, e o caminho para chegar até lá contempla belas paisagens rurais, cercada de morros. Mas também há no local a Capela das Velas, o Espaço Livrai-nos do Mal e um lindo jardim de grama. flores e árvores para contemplar a vista panorâmica.

Sobre o local

A rota Caminhos de Caravaggio liga os santuários de Nossa Senhora de Caravaggio de Farroupilha ao de Canela, passando por estradas nas zonas rural e urbana dos municípios de Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela. Nesta postagem iremos mostrar o Santuário de Caravaggio do município de Farroupilha, mas futuramente publicaremos o caminho completo, com aproximadamente duzentos quilômetros.

A primeira igreja do local foi inaugurada em 1890 pelos imigrantes que povoaram a então Linha Palmeiro, que pertencia à colônia Dona Isabel (Bento Gonçalves/RS).

Numa época em que as casas eram fabricadas em madeira ou pedra, eles improvisaram uma olaria para fazer os tijolos. Pedras só no campanário que abriga um relógio fabricado por Augusto Rombaldi no ano de 1900 e os seis sinos. O pintor Cremonese fez a decoração interna do Santuário Antigo, que pode ser apreciada até os dias de hoje.

A estrutura conserva a originalidade nas portas pesadas com maçanetas muito antigas, na pintura das paredes com imagens sacras, nos bancos de madeira, nos oratórios e principalmente nos altares de madeira com algumas imagens que datam do início da construção.

A escolha do padroeiro gerou certo conflito entre os moradores, mas a principio foi escolhido o título de Nossa Senhora de Loreto. Como não havia uma imagem da santa, Natal Faoro ofereceu como empréstimo um pequeno quadro com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, trazido da Itália. Foi posto sobre um altarzinho, cuja inauguração ocorreu em 1979.

A estátua de Nossa Senhora de Caravaggio, localizada no altar do Santuário, foi feita pelo artista plástico conhecido como Stangherlin, em Caxias do Sul/RS, em 1885. O modelo da obra foi o quadro, em preto-e-branco, datado de 1724.

No interior do Santuário, no chão da igreja, encontra-se o primeiro poço de água da região, fundamental para a construção do templo, há mais de 50 anos. Toda a água usada na edificação vinha dali, assim como a água benta consumida pelos fiéis até o início dos anos 2000.

A sala intitulada Espaço Livrai-nos do Mal demonstra, através de diversos elementos representativos, a prevalência da força do bem sobre o mal.

Na década de 40, na antiga capela, ocorreu um caso de exorcismo, que teria causado o rompimento dos vidros da janela daquela sala. No local, há crucifixos, a imagem do Sagrado Coração de Jesus, um quadro de Nossa Senhora, um confessionário, além de uma estola sacerdotal, aspersório de água-benta e o Ritual de exorcismos.

Como chegar

Galeria de fotos

Clique aqui para ver as fotos em nossa página no Facebook.