O que vou ver

Para quem curte história, casas antigas e natureza, visitar o município é uma boa opção. Há um mirante, com vista para a Panela do Diabo, uma antiga igreja que passou por dois incêndios, estradas rurais, cachoeira e uma cachaçaria. Mas, o principal atrativo é o Núcleo de Casas Enxaimel, onde nos segundos e terceiros domingos de cada mês, ocorre a Feira Colonial de Ivoti.

Sobre o local

Antiga Igreja da Matriz

A Igreja de São Pedro Apóstolo, também conhecida como Antiga Igreja Matriz, foi construída a partir de 1869.

Em novembro de 1924, a igreja incendiou. Conta-se que o incêndio ocorreu quando alguns meninos quiseram ir ver os ninhos de pássaros no alto da torre, à noite, e levaram consigo um lampião. Naquele mesmo ano, iniciou-se a reconstrução da igreja, que, com as reformas feitas em 1944, tomou a forma atual.

Em 1986, novamente o fogo destruiu a antiga igreja, que não mais foi reconstruída. Suas janelas quebraram e seu telhado desabou. Não se sabe o que exatamente causou esse segundo incêndio. Em 2004, o telhado foi refeito, por meio de recursos do Ministério da Cultura.

Endereço: Av. Presidente Lucena, 3637 – Centro.

Belvedere

O mirante possibilita visualizar o bairro Feitoria Nova, mais conhecido como Buraco do Diabo e conta com uma escadaria de 176 degraus, que liga o Centro à Feitoria Nova.

Núcleo de Casas Enxaimel

Para acessar o Núcleo de Casas Enxaimel, é preciso passar sobre a Ponte do Imperador, uma ponte construída entre 1857 e 1864 , sobre o Arroio Feitoria e financiada pelo então Imperador D. Pedro II, que destinou 30 contos de réis para essa obra.

Classificada como estilo romano, a ponte tem 148 metros de comprimento e largura que varia de 7,7 a 14,2 metros. Construída em pedra grés empilhada e encaixada, com uso de cimento apenas nas colunas que ficam dentro da água e três grandes arcos por onde passam as águas do Arroio Feitoria.

Após cruzar a ponte, encontra-se cinco, das 32 casas construídas com a técnica enxaimel existentes na cidade. Neste local, instalaram-se as primeiras famílias de imigrantes alemães, na primeira metade do século XIX, mais precisamente, no ano de 1826. Essas famílias construíram casas em estilo enxaimel, técnica construtiva que utiliza estrutura de madeira sem pregos ou parafusos. As paredes são preenchidas com pedras e cimentadas com argila. Um sistema construtivo primitivo, porém, intrigante, pois as madeiras são cuidadosamente encaixadas através de entalhes e o resultado são casas que atravessem séculos sem esmorecer

Em uma das casas está organizado o Museu Cláudio Oscar Becker, criado com o propósito de preservar e divulgar acervo do patrimônio histórico, cultural e artístico do local. O museu retrata como as famílias vi​viam​ na época da colonização, sendo suas peças doadas pela comunidade.

Cascata de São Miguel

A Cascata de São Miguel é formada pela queda d’água do Arroio Feitoria e possui aproximadamente 50 metros. Para chegar à cascata, basta cruzar o Núcleo de Casas Enxaimel e seguir por aproximadamente 4 km de estrada de chão. Uma escadaria de 300 degraus, dá acesso à parte alta da cascata.

A Cascata São Miguel abriga uma das primeiras hidrelétricas do Rio Grande do Sul, construída em 1914. Ela era responsável pelo fornecimento de energia para as cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti e Dois Irmãos, sendo desativada em 1971.

Cachaçaria Weber Haus

A Cachaçaria Weber Haus teve seu início em 1948, sendo a produção feita em um galpão e com um engenho movimentado por três ou quatro mulas. Atualmente, a cachaçaria possui inúmeros prêmios e certificações. No local há degustações e comércio das bebidas.

Atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 18h, todos os dias da semana.
Endereço: Rua 48 Alta, 2625 – Picada 48 Alta

Como chegar

Percurso

Galeria de fotos

Clique aqui para ver as fotos em nossa página no Facebook.